que animal é mais lindo?

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Como muitos de vocês podem perceber, estamos na época da floração do Ipê Amarelo!

Trata-se da espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, ela dá origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada. O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida e mais cultivada ente as pessoas.
As árvores desta espécie embelezam o ambiente, além de deixá-lo colorido no término do inverno. Existem 16 espécies distintas de ipê que foram classificadas segundo a cor de suas flores (roxa, rosa, amarela, branca). Sua madeira é tida como uma das melhores do mundo por sua dureza. As flores, em forma de pequenas trombetas, surgem quando caem todas as folhas velhas, atraindo os beija-flores e todos os pássaros que se alimentam de néctar.

sábado, 16 de julho de 2011

O Panda não é lindo?!!!

Panda é o nome comum que se aplica à duas espécies: o panda pequeno também chamado de panda vermelho, e o urso panda gigante. A aparência frágil tornou o panda gigante em um dos animais mais queridos por crianças e adultos. Tem o corpo maciço, cabeça larga e orelhas grandes e arredondadas. A cauda é muito curta e as plantas dos pés são peludas. As extremidades anteriores são providas de um osso que desempenha a função de sexto dedo opositor. Nas orelhas, patas, ombros e ao redor dos olhos, é de cor preta. O resto de sua pelagem é branca e comprida, de textura espessa, densa e lanosa.
denuncie a venda e tráfico de animais silvestres e plantas extraídas ilegalmente!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Top 10 - Animais mais feios do Mundo.

Macaco tira foto!!!

O fotógrafo britânico David Slater disse ter tido a câmera roubada por um macaco preto em um parque na ilha de Sulawesi, Indonésia. O hábil símio, que é raro e ameaçado de extinção, aproveitou e tirou umas fotos de si mesmo:
"Ele tirou centenas de fotos até que eu recuperasse a câmera. Mas a maioria estava sem foco. Obviamente ele ainda não desenvolveu a técnica. Esse tipo de macaco não é conhecido pela inteligência, ao contrário do chimpanzé. É apenas curioso"
De acordo com reportagem do "Guardian", a câmera estava sobre um tripé no momentodos cliques.
, disse o fotógrafo premiado ao "Telegraph".
Atualmente interpretando a personagem Carol na novela Insensato Coração (Globo), a atriz Camila Pitanga tirou um tempinho de folga das gravações para participar de um evento em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
Ao lado da filha Antônia, 3 anos, ela plantou uma muda de árvore. Juntas, elas mexeram na terra, regaram a planta e trocaram carinhos.
A ação da atriz faz parte do projeto Eu Neutralizo, que aconteceu no Jardim Botânico do Rio e tem como intuito conscientizar as pessoas a cuidar do meio ambiente.
O cantor norte-americano Jack Johnson também participou do evento. Ele plantou mudas e chegou a conversar com Camila Pitanga. Jack fará neste domingo (5), no Rio de Janeiro, a última apresentação de uma série de oito shows no Brasil.

Fundação SOS Mata Atlântica

FOTOS INCRÍVEIS DE ANIMAIS

Projeto TAMAR

O que fazer nas férias em São Paulo?

Canteiros de preservação de Mata Atlântica, museu de plantas e essências, uma infinidade de belos jardins e cenários. Tudo isso existe em um só lugar e dentro da capital: o Jardim Botânico, na Zona Sul de São Paulo. Palmeiras imperiais imponentes cercam as alamedas. O Jardim Botânico fica dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica preservada na região metropolitana de São Paulo.
Os visitantes aproveitam o espaço para apreciar a natureza, relaxar e fazer exercícios. Os mais curiosos aproveitam para visitar o Museu Botânico que reproduz a escala evolutiva dos vegetais. “Aqui é muito lindo, inclusive eu tava adorando ver as essências que a gente usa. A importância disso é muito grande, para a nossa vida, para a nossa sobrevivência”, comenta Sonia Rezende, assistente social.
As estufas de vidro construídas em 1928, ano de fundação, são o principal símbolo do Jardim Botânico. Em uma delas, o visitante tem a oportunidade de ver bem de perto as espécies nativas da Mata Atlântica, algumas ameaçadas de extinção como a gloxínia, popularmente conhecida como ‘peixinho’. É um alerta sobre a importância da preservação

Curso de Férias SOS Mata Atlântica

Dia 16 de julho (sábado), das 10h às 17h, tem um programa de férias para toda a família! O Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica/Grupo Schincariol, em Itu, estará aberto para a comunidade com uma programação para toda a família, incluindo atividades especiais para as crianças.  É o “Férias na Mata Atlântica”, programa de visitação que inclui atrações como: dinâmicas, jogos, visitas ao viveiro de mudas, plantios, e muito mais.
O tema dessa edição será Meu Ambiente, com atrações que visam mostrar para as crianças que a Mata Atlântica também está em áreas urbanas, não apenas na praia, na serra e no campo. Por isso, as atividades abordarão problemas ambientais que ocorrem predominantemente no ambiente urbano, como a questão do lixo e da escassez de água doce.
O público-alvo são crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por seus responsáveis.  A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas, por isso é necessário se inscrever antecipadamente pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3262-4088 ramal 2217.
Inscreva-se e leve suas crianças para diversão e aprendizado em família sobre a nossa Mata! O Centro de Experimentos Florestais fica na Rodovia Marechal Rondon, km 118,3 -Itu/SP.

domingo, 10 de julho de 2011

Pássaros apreendidos não serão mais sacrificados !!!!!

MANAUS - As 270 aves venezuelas apreendidas no último dia 20 não serão sacrificadas, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A Polícia Federal encontrou os canários-da-terra contrabandeados no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus.
O órgão estudava sacrificar os pássaros por considerar o processo de repatriação muito caro. De acordo com o superintendente do Ibama em Manaus, Mário Reis, as aves não podem ser soltas na Floresta Amazônica. A libertação dos canários no Brasil poderia causar desequilíbrio ambiental. A espécie dos pássaros não é da fauna brasileira – é um tipo nativo da Venezuela e vive na região norte daquele país, onde o clima e as condições de sobrevivência são bem diferentes da Amazônia.
Ainda não há previsão para onde as aves deverão ser encaminhadas. Todos os criadouros de Manaus estão lotados. “Estamos buscando em outros estados para que essa apreensão seja destinada”, afirmou Reis

Licença de Pesca Amadora disponível pela internet

Já estão disponíveis no endereço eletrônico www.ibama.gov.br/pescaamadora os formulários para a obtenção da licença de pesca amadora válida para todo o território nacional. O objetivo é facilitar o acesso dos pescadores aos formulários das licenças que antes podiam ser retirados somente nas agências bancárias, nas casas lotéricas e nas gerências do Ibama. Nesses locais, os formulários continuarão a ser distribuídos. O que muda é que os pescadores poderão imprimir o documento em casa e depois pagar a taxa em qualquer banco ou casas lotéricas.
   Ao pagar a taxa, o pescador já terá em mãos uma licença provisória com validade de 30 dias. No prazo de uma semana, a licença definitiva estará disponível no mesmo site em que o foi feito o cadastro. Para imprimir o formulário, o pescador terá que fornecer os dados solicitados na página da Internet para que ele possa se cadastrar no Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA). Para obter o formulário da licença basta acessar o endereço www.ibama.gov.br/pescaamadora, basta ir ao menu principal e clicar sobre a palavra licença. Em seguida, surgirá a página com os dados necessários para o cadastro do pescador. É só preencher os campos e imprimir o formulário.

Época de Floração do Manacá da Serra !!!

O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.
O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo
A poluição constante das águas do rio, do solo e do ar está causando muitos efeitos nocivos à nossa saúde e ao meio Ambiente. Muitos materiais podem ser reaproveitados. O plástico, vidro, papel e metais, podem ser reciclados e transformados em produtos novos, com um custo bem mais baixo ao consumidor

Miley Cyrus ganha carro ecológico

A estrela adolescente não gostou nada de ter herdado um Porsche da mãe ao fazer 16 anos e tirar sua carteira de motorista. Nos EUA, essa é a idade em que se pode dirigir. A mocinha só ficou satisfeita quando ganhou um Prius do pai.

O carro de Miley é um modelo ecológico que não polui o meio ambiente.

Curso de Férias Aquário de Santos

Curiosidades do parque marinho, iniciação ao aquarismo de beta e biologia de aves de companhia. Estes são alguns dos temas dos cursos de férias que o Aquário promove em janeiro, voltados a crianças (maiores de 5 anos), estudantes, professores e interessados. As inscrições serão realizadas a partir de hoje (3), até as 18h, no próprio parque (Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia), mediante a doação de uma lata de leite em pó, a ser destinada para obras sociais.


As vagas são limitadas e os menores de 18 anos só poderão se inscrever com a presença de responsável. A programação tem início no dia 10, com o curso ‘Nos bastidores do Aquário’, das 9h às 12h, para jovens com mais de 16 anos. Já das 14h às 17h, ‘Brincando com sucata’, é destinado para crianças de 6 a 8 anos.
  


Nos dias 11 e 12, pela manhã, o tema será ‘Ecossistemas de Santos’, para crianças de 5 e 6 anos, enquanto à tarde, o público de 9 a 11 anos vai utilizar sucata para confeccionar brinquedos.
  


‘Aprendendo com a praia’, para jovens a partir de 16 anos, e ‘Animais do Aquário’, de 8 a 10 anos, são as atividades previstas para os dias 13 e 14. ‘Biologia e ecologia de tubarões e raias’, para estudantes maiores de 16 anos, e ‘Florais para animais’, voltado a professores e estudantes, são os temas agendados para o dia 17.



Ecologia de tubarões e raias volta a ser abordado no dia seguinte, quando também será enfocado o tema ‘Biologia de aves de companhia’, para professores e estudantes.



No dia 19, haverá os cursos ‘Estudo das conchas’, para crianças de 9 a 14 anos, e produção de jogos educacionais com sucata, para professores e demais interessados. E no dia 20, volta a ser apresentado o estudo das conchas, além de ‘Biologia e medicina de peixes e anfíbios’, atividade destinada a professores.


Os cursos de férias serão encerrados no dia 21, com ‘Iniciação ao aquarismo de beta’, para crianças de 9 a 12 anos, e ‘Biologia e medicina de peixes e anfíbios’, para professores. As atividades serão ministradas por Alex Ribeiro, Cássia Cumagai, Amanda Santana, Aguinaldo Gitai e Fabiana Goes, que atuam no parque, e pelos veterinários convidados Camila Marques da Silva e André Andrade.